23 Jul 2019 | Rafael Cimatti

Atualizações de backend

Nesse post vamos aproveitar para falar das atualizações que fizemos recentemente na infraestrutura de backend, no firewall e no app 📲.
Começando pelo backend, ontem fizemos atualizações de sistema operacional em nossos servidores incluindo atualização de kernel, componentes e serviços do S.O. Essas atualizações não são visíveis para os usuários mas garantem a segurança e robustez do nosso parque de servidores.

Firewall 🔥

A funcionalidade de Filtro Web do app depende de um firewall customizado que temos rodando nos servidores de VPN, o que nos permite bloquear os rastreadores e ameaças, além de enviar os alertas. Foi por isso que recentemente adicionamos a aba 'Mais' dentro do app para que os usuários consigam visualizar as mudanças que fazemos no firewall. Ontem mesmo adicionamos 59 rastreadores novos na revisão 20190722 do firewall, visível dentro do app.

Jogo de 🐱 e 🐭

Os anunciantes que utilizam os rastreadores na web fazem um jogo de gato e rato criando novos servidores, endpoints, hostnames e APIs, na tentativa de evadir as proteções existentes. Foi por esse motivo que desenvolvemos, junto com o firewall, uma funcionalidade de watchlist onde monitoramos diversos domínios pertencentes à esses anunciantes, de forma que identificamos essas mudanças e respondemos com atualizações no firewall, mantendo os nossos usuários sempre protegidos.

Spod VPN & Filtro Web.app

Durante o final de semana saiu a versão 1.2.1 do app na AppStore e ontem mesmo enviamos a versão 1.2.2 (deve sair em breve). Segue abaixo o que mudou nessas atualizações:

Como você pode ver, nada de revolucionário nessas últimas atualizações, mas elas são necessárias para manter o serviço. Tem algum pedido ou sugestão para uma próxima versão? Aproveite o campo abaixo ⬇️ para comentar.

PS: Acabamos de criar nossa conta no Twitter em https://twitter.com/spod_br, dê uma olhada e siga nossa página!