17 Jul 2019 | Rafael Cimatti

Anonimidade na internet

Muito se fala sobre anonimidade na internet, seja apenas para navegar sem ser monitorado, trocar informações sensíveis como ativistas e jornalistas, ou até para atividades ilíticas. Na maior parte dos casos é muito difícil garantir a anonimidade na internet, isso se deve aos seguintes fatos:

E a VPN Spod?

Se você leu o nosso primeiro post ou até mesmo o parágrafo acima, pode estar se perguntando como tudo isso funciona no serviço da Spod. Afinal de contas, o funcionamento da VPN e do Filtro Web dependem de enviar todo o tráfego do iOS para os servidores da Spod. Porém, isso não significa que você está deixando rastros identificáveis conosco.

Como isso funciona?

A solução que encontramos para a anonimidade em nosso serviço consiste em:

  1. Pagamentos através da Apple: Nós não processamos os pagamentos das assinaturas dos usuários. Em vez disso, utilizamos a AppStore para fazer a distribuição e faturamento, garantindo que nunca temos informações de pagamento dos usuários (cartão de crédito, conta em banco, etc).
  2. Sem cadastro: Foi aqui que realmente pensamos fora da caixa, e se nós não exigíssemos cadastro dos usuários?

Sem cadastro

A idéia é simples, se nunca pedirmos nenhuma informação pessoal identificável dos usuários, fica impossível identificar o que cada um está acessando e relacionar essa informação com uma pessoa qualquer. E isso era muito importante para nós: Ao invés de pedir para os usuários acreditarem em nós, com políticas de remoção de logs e afins, encontramos uma maneira de tecnicamente impossibilitar o monitoramento dos clientes (o que é o objetivo principal de muitos serviços de VPN por aí). Na primeira vez que o app é rodado, um usuário aleatório (visível na aba 'Mais', dentro do app) e uma senha são gerados automaticamente e armazenados no app. Ao processar o pagamento da assinatura, a Apple deixa um recibo dentro do App que sinaliza que aquele usuário efetuou o pagamento (sem revelar nenhum dado do mesmo). A partir daí, nós temos informação suficiente para controlar quem está acessando a VPN e quem pagou pelo serviço, mesmo sem ter nenhum dado dos clientes.

Resultado

O resultado é um serviço realmente anônimo em que não há nenhuma ligação entre os seus dados e os acessos aos diferentes servidores e websites na internet (enquanto estiver usando a VPN).

Espero que tenha ficado claro, qualquer dúvida deixe um comentário abaixo! Na próxima publicação vamos falar de privacidade e dos rastreadores na web. Siga nossas páginas sociais abaixo para receber as atualizações do blog.